segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Poetas Que Escreveram o "PALAVRAS"

Aio D’ascrita (Dilson Nogueira de Sousa), nasceu aos 10 de Outubro de 1982 em Luanda. Gosta e faz Arte da maneira mais natural possível. É Cristão, estuda Engenharia Informática na UCAN. É co-fundador do Lev´Arte (2006).


Atalf Ferreira "Kapwete" (António Alfredo Ferreira), nascido aos 31 de Janeiro de 1986, na província de Luanda município da Ingmbota. Apaixonou-se pelo mundo da literatura nos meados de 1999. Em 2007, passou a frequentar os palcos do Lev´Arte e tornou-se membro e vence o titulo " Poeta Revelação 2007 ".


Candy (Fernanda Chipela Conceição Domingos) nasceu aos 18 de Fevereiro de 1983 na província do Huambo. Licenciada em Direito e Pós-Graduada em Direito do Comércio Internacional, é jurista de profissão e professora Assistente da cadeira de Direitos Reais e cadeira de Direito Fiscal. Participação em obras: Direito Administrativo Vol. I, 2ª Edição dos Professores Dr. Carlos Feijó e Dr. Cremildo Paca; Manual do Administrador Municipal, Fascículo do Administradore Municipal sob Coordenação da GTZ e MAT;


Duarte Boa Morte


Emefe (Mirian Faria) nasceu em Angola no ano de 1976. Vive sob a filosofia de que quem não vive para servir não serve para viver, É por esta razão, licenciada em Direito e apaixonada por causas humanitárias, jurídicas, e ainda membro do Movimento Lev´Arte. Tem realizado e participado activamente das actividades levarteanas. É entre muitas outras coisas, Presidente da NetJI - Network dos Jovens Intelectuais (www.networkjovensintelectuais.webs.com). Nos tempos livres canta e recita poesia com amigos.


Gino Sacra (Angelino do Sacramento Miguel dos Santos), nasceu aos 7 de Dezembro de 1983 no município de Malange província de Malange. É estudante do 3º ano do curso de Psicologia, no Instituto Superior de Ciências da Educação/ Luanda, da Universidade Agostinho Neto. Desta feita, Gino Sacra já tem por carteira, uma obra poética a ser lançada num futuro muito breve, e a mesma tem como título “Letras que Falam”.


Jandira (Jandira dos Santos), nasceu em Luanda no dia 02 de Junho de 1983. É estudante 1º ano do curso de Engenharia Mecanica, Faculdadade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto. Trabalha como editora de imagem na Dred Locks.


João Papelo, nasceu aos 12 de Setembro de 1982, em Luanda. É estudante do 1º ano de Direito da Universidade Metodista. Escreve para vários jornais em Angola (Jornal de Angola, Folha8 e Agora), é articulista regular do Folha8. é membro executivo do movimento Lev´Arte.


Candace (Júlia Massoxi da Costa Talaia), nasceu aos 17 de Outubro de 1977, em Luanda. É vencedora do Prémio de Literatura Sonangol Revelação 2008, no qual participou com o seu trabalho de obtenção do grau de licenciatura com o tema ‘O Neo-Realismo na Poética de Agostinho Neto’, que foi publicado em Fevereiro de 2009.


Kardo Bestilo nasceu em Angola no ano de 1976. Acredita que o que é bom deve ser partilhado. É membro do Movimento Lev´Arte. Tem realizado e participado activamente das actividades levarteanas. É autor do livro ControVerso (2006) e partilha os seus pensamentos com o mundo através do blog: www.minhasoutrasvidas.blogspot.com.


Kiocamba Cassua (Adilson Henriques Gomes Cassua) Nasceu a 26 de Abril de 1986 na província de Luanda. É contabilista de profissão e membro do Movimento Lev´Arte. Tem participado activamente das actividades levarteanas. Escreve poesia desde 1999, e nesse mesmo ano participou de um recital de poesia no lar Kuzola, onde começou a mostrar a sua veia poética.


Massalo (Matt Araujo Mabeko-Tali) nasceu em Luanda / Angola, e passou a sua adolescência em várias cidades da Africa Austral. Organizou e participou em várias exposições de fotografia e pintura desde 2001, e tem dois livros publicados ("Aquarela" em 2006, "Silhuetas" em 2008). O seu mais recente livro, "Silhuetas", explora a relação que existe entre as pessoas, as suas emoções e personalidades, e o local onde vivem. O seu trabalho pode ser encontrado online, no seu site: www.massalo.net


Massundidi (Eurico Valdez Landa) Nasceu aos 26 de Abril de 1983 na província do Uíge. É estudante do 3º ano do curso de Línguas e Literatura Portuguesa na Falcudade de Letras da Universidade Agostinho Neto. É coordenador e dramatulogo do Grupo de Teatro Ntemo Ya Luzolo.


Milton Clandestino (Milton Gonçalves Fernandes), nasceu no município da Maianga, província de Luanda, Angola, aos 28 de Agosto de 1984. Licenciado em Sociologia, pela Universidade Agostinho Neto, tornou-se declamador de poemas e simultaneamente membro do Lev´Arte, em Fevereiro de 2007, adoptando o pseudónimo literário Poeta Clandestino.Actualmente, é membro executivo e da produção dos eventos da referida agremiação.


Mira Clock (Ana Zulmira da Silva Ramalheira), natural de Luanda Município da Maianga, nascida aos 28 de Maio de 1991. Gosta de escrever poemas e tem como inspiração o grande Poeta Agostinho Neto.


Mukanda (Wison Silva), nasceu a 27 de Dezembro, de 1984, em Luena, Moxico. Estudante do Iº ano do curso de Direito na Universidade Metodista de Angola. É membro executivo desde á fundação em 2006, do movimento literário designado LEV´ARTE.


Nguimba Ngola (Isalino Nguimba da Cruz Augusto) nasceu nos Dembos-Quibaxe, província do Bengo aos 27 de Dezembro de 1976. É contabilista de profissão e membro do Movimento Lev´Arte. Tem participado activamente das actividades levarteanas.


Poeta dos Pés Descalços "PdPd" (Ângelo Reis) nasceu aos 26 Fevereiro de 1978 na província do Huambo. Estudou na Escola do Ensino Médio D.João II nos anos 94 concluiu o médio em Gestão e Marketing na mesma escola. Trabalha na MSTelcom Mercury SARL (Sonangol Telecomunicações) como Project Controller. Dedica os seus tempos livres à dois hobbies inseparáveis, as Artes Marciais e a Arte Poetica.


Puner (Kwenha Filipe da Costa) Nasceu aos 26 de Junho de 1979 na província de Luanda. É estudante do 1º ano do curso de Relações Internacionais no SIS.


Rosaria Neto.


Rui Policárpo nasceu em Luanda, município das Ingombotas aos 28 de Janeiro de 1984. É apaixonado por trova, e faz parte da banda TDC como baterista da Banda e compositor.


Sem nome (Alice da Cruz), nasceu em Angola (Luanda) no ano de 1988. Actualmente é finalista do curso de Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Agostinho Neto e faz parte do Movimento Lev´Arte.


Lenny Narciso Nasceu aos 25 de Fevereiro de 1977 na província de Luanda. É contabilista de profissão.


Shinya Jordão, diplomado em gestão de empresas. Exerce funções de gestão para área financeira. Colabora para a revista Estratégia e para o Jornal Expansão. É professor da cadeira de Gestão das organizações na Universidade Independente de Angola, tem participação no livro Controverso de Kardo Bestilo, Editora Europress e no projecto Poiesis vol. XVI, Editorial Minerva –DNA. Foi integrante do Projecto Artes ao Vivo (2005 - 2006), fundador do Movimento Lev´Arte (2006), é fundador integrante do grupo/evento Palco D'areia(2008 - 2009).


Sly Jordan (Maria Manuela Filipe Alfredo Rocha), nasceu em Luanda no ano de 1978. Formou-se em Marketing e Gestão e começou a escrever poemas aos 15 anos e é membro do Lev´Arte.


Walter Kumba (Walter Adair do Nascimento Cumba), natural de Luanda, nascido aos 16 de Outubro de 1981, exerce a função de técnico de frio. É estudante do curso médio de Topografia no I.M.T (Instituto Médio Topográfico).


Wilmar Tembo (Valdemar Wilson Ngombo), Estudante, nasceu em Luanda\Ingombota em 1986, residente no bairro Hoje-ya-Henda. Aderiu ao movimento Lev´Arte em 2007.


Thierry Suez (Yara Lopes) nasceu numa praia paradisíaca situada a 10 km do centro da cidade de província de Benguela a 17 de Maio de 1980. Começou a escrever poesia aos 14 anos de idade fruto duma urgência expressiva que resultou numa faceta literária criativa. Participou em alguns encontros poéticos na sua cidade particularmente dedicados a mulher.


Zeisolde Sangama (Isolde José Sangama) nasceu aos 22 de Janeiro 1981 na província de Benguela. É tradutor e assistente de contabilidade. é membro do Lev´Arte.

· · Partilhar